Na vida cotidiana, os eletrólitos são como o óleo na indústria automobilística. Embora não sejam combustíveis, são essenciais para manter o veículo funcionando corretamente. Esses minerais eletricamente carregados ajudam a regular várias funções corporais, como a contração muscular.
Por exemplo, seu músculo precisa de sódio e potássio para contração. Se o músculo não encontrar essas substâncias em concentrações equilibradas, ele pode se contrair demais ou pode ocorrer fraqueza muscular.
O funcionamento adequado dos sistemas nervoso, digestivo e cardíaco também depende de níveis adequados de eletrólitos. Moral da história: todos nós precisamos de eletrólitos e, sempre que há uma perda, precisamos repor. Principalmente os atletas.
Transpiração: Adeus, Eletrólitos
Durante a transpiração, perdemos eletrólitos muito importantes, como sódio e potássio. Acontece que os atletas transpiram muito mais do que aqueles que não se exercitam. Os especialistas têm a explicação: atletas de corrida, ciclismo e outros resistência os esportes “encharcaram-se” de suor.
Quando o corpo esquenta, ele sinaliza às glândulas sudoríparas – que produzem suor – para agir. O propósito das gotas de suor é dissipar o calor e resfriar a pele. Em atletas, o corpo reage mais rápido ao calor porque é mais eficiente. O mesmo não é tão eficaz para o praticante ocasional de fitness. Aqui, o corpo ainda não está treinado para reagir a uma grande quantidade de calor e energia. Dessa forma, você fica seco por mais tempo no treinamento.
Confira este estudo em uma prova de Duatlo – corrida de 6km, ciclismo de 26km e outra corrida de 4km – com muito calor. Foi feita uma avaliação das perdas de eletrólitos em 12 atletas, antes e depois da corrida. Resultado: Os atletas não repuseram eletrólitos suficientemente. Aqueles com maior taxa de transpiração foram os que tiveram maior perda de minerais, como sódio, potássio e cloreto. É por isso que nosso suor tem gosto salgado: devido à quantidade de eletrólitos que são perdidos na transpiração.
Deficiência eletrolítica: fique atento aos sinais
Os sintomas dependerão dos eletrólitos que estão desequilibrados no corpo.
Uma cãibra, por exemplo, por falta de magnésio, pode arruinar um treino ou até mesmo uma vitória. Estas são, como regra geral, um sinal de que você precisa repor eletrólitos. Além das cãibras musculares podem ser sinais de alerta:
- Arritmia cardíaca;
– Alterações na pressão arterial;
– Fraqueza muscular;
– Fadiga .
Substituição: Bem-vindo, Eletrólitos
O sódio é um dos eletrólitos mais importantes. A maior parte do sódio do corpo está no sangue e tem uma função crítica que compartilha com o potássio. Ele ajuda o corpo a manter o equilíbrio de fluidos, o que é essencial para o desempenho de um atleta. Níveis inadequados de potássio estão relacionados a arritmias cardíacas. O magnésio participa do processo de contração e relaxamento muscular, bem como na produção de energia. Finalmente, a deficiência de cloreto, que pode estar associada a alterações de pH, busca manter o equilíbrio eletrolítico do corpo.
Reposição de Sais Minerais: Quando e Quanto?
Não há uma recomendação única para todos os atletas e as doses recomendadas também variam de acordo com o atleta. Também ambiente temperatura e a duração do exercício entram na equação.
Recomendações gerais:
– Reponha antes da competição/treino, principalmente se você faz parte do grupo dos “suéteres salgados”. São os chamados atletas que mais transpiram e cuja transpiração tem gosto de sal;
– Reposição durante a competição/treino: não se esqueça que o sódio ajudará a repor os eletrólitos perdidos;
– Reponha depois: Repor eletrólitos perdidos durante o exercício deve ser uma prioridade. Só então o corpo pode se recuperar para que ele possa novamente fazer o seu melhor!
GoldNutrition® Salt Caps é um novo produto que garante que seu corpo absorva os minerais de que precisa para treinar da melhor forma possível! Clique aqui e saiba mais sobre este produto na loja online GoldNutrition®.
Boa sorte com seus treinos!