BEET CONSUMPTION AND ITS EFFECT ON ENDURANCE

E se lhe disséssemos que consumir algo tão simples como este vegetal pode ajudar a prolongar a resistência e melhorar o seu desempenho em termos de resistência?

Você quer saber como?

A beterraba é rica em nitrato – esse nutriente é convertido em óxido nítrico e é aí que a “mágica” começa!

Conversão de nitrato em óxido nítrico

O óxido nítrico (NO) é um potente vasodilatador e seus precursores são muito utilizados em suplementos. Muitos fisiculturistas, por exemplo, consomem suplementos com precursores desse composto para promover aquele efeito de “pump”/vascularização e ajudar na resistência durante os treinos. O aumento dos níveis de óxido nítrico promove o aumento do fluxo sanguíneo para os músculos, facilitando a chegada de nutrientes e oxigênio, favorecendo a produção de energia pelas mitocôndrias (presentes no tecido muscular e responsáveis ​​pela produção de energia (ATP). ajuda a regular a pressão arterial e controlar a contração muscular.

Até recentemente, acreditava-se que a produção de óxido nítrico estava quase exclusivamente relacionada aos níveis de arginina. No entanto, uma nova forma menos complexa para a síntese de óxido nítrico foi descoberta, onde um processo simples no nível digestivo pode transformar o nitrato da dieta em óxido nítrico.

A transformação do nitrato começa na boca e as bactérias reduzem o nitrato a nitrito. Este nitrito é então convertido em óxido nítrico no ambiente ácido do estômago.

Ao contrário da produção de NO a partir da arginina, a produção de NO a partir do nitrato não requer cofatores enzimáticos e também é independente da presença de oxigênio.

O nitrato na beterraba realmente melhora o desempenho?

Alguns estudos foram realizados para testar os efeitos da beterraba no desempenho e na resistência.

Um desses estudos recorreu ao uso de ciclistas profissionais como sujeitos de teste, onde foram solicitados a consumir 500 ml de suco de beterraba, 2 horas e meia antes do treino. Eles passaram por dois testes de tempo antes e depois de consumir suco de beterraba: um de 4 km e outro de 16 km. No teste de tempo de 4 km houve uma melhora de 2,8% e no teste de tempo de 16 km a melhora de 2,7% no tempo.

O interessante é que os ciclistas apresentaram uma melhora de 7 a 11% na produção de energia sem aumento no consumo de oxigênio durante o exercício.

Este estudo demonstrou que beber suco de beterraba pode ajudar a melhorar o desempenho, mas e se você escolher comer em vez de beber?

Em outro estudo, os pesquisadores observaram cinco homens e seis mulheres na faixa dos 20 anos, todos em boa condição física. > Os participantes foram solicitados a comer 200 gramas de beterraba cozida ou um placebo antes de completar um teste de corrida de 5 km.

Resultado: Comparado com a primeira corrida antes do consumo de beterraba, na segunda corrida houve um aumento médio de 3% na velocidade dos participantes. Um aumento de 3% na velocidade de corrida pode não parecer muito, mas pode ser igual a um tempo de chegada de menos 41 segundos, o que em uma curta distância de 5 km é uma diferença de tempo significativa.

Conclusão

Pedalando, nadando ou correndo, a beterraba é um alimento excepcional para adicionar à sua dieta. Não exagere nas doses, pois pode causar algum desconforto gastrointestinal leve em algumas pessoas ou uma coloração rosada na urina e nas fezes que, embora inofensiva, pode chegar a assustar pessoas muito boas que desconhecem esse fato!

AthleteGoldnutritionHealthyNutrition